quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Um assunto polêmico! Mamadeira.

Mitos e Verdades sobre o uso da Mamadeira
1) O uso da mamadeira pode prejudicar o desenvolvimento da fala, da respiração, da mastigação e da deglutição. VERDADE
O ideal é que a criança seja alimentada exclusivamente no seio até os seis meses de idade, sendo em seguida introduzido o uso de copos e colheres. Ao utilizar a mamadeira, o bebê não faz os movimentos corretos que exercitam os lábios, língua e bochechas. Sem esses movimentos o bebê pode ter dificuldades para desenvolver a fala, a respiração, a mastigação e a deglutição. Caso a criança já faça o uso da mamadeira, esta deve ser retirada assim que ela tiver condições de se alimentar da mesma forma que os demais membros da família.
2) O uso da mamadeira não é capaz de estragar os dentes. MITO
O uso da mamadeira após a erupção dos dentes poderá levar a chamada cárie de mamadeira, quando apresentar um uso descontrolado e contínuo. O fato de adicionar outro componente como açúcar e cereais, leva ao aumento da cárie. Também recomendamos que a mamadeira noturna seja suspensa gradualmente, após a erupção dos primeiros dentes. Caso haja dificuldade, poderá oferecer mamadeira com água pura.
3) A mamadeira pode provocar desnutrição? VERDADE
O uso da mamadeira pode provocar desnutrição e anemia pela ausência de consumo de alimentos. Muitas vezes os pais desinformados acreditam que o leite industrializado possa nutrir integralmente o seu filho e constantemente substituem o almoço e jantar, no qual alimentos nutritivos deveriam ser consumidos, pela mamadeira de leite e farináceos.
4) Após dois anos de idade poderá ser oferecida mamadeira a criança? MITO
Caso a criança não tenha tido acesso ao aleitamento materno e tenha sido oferecida mamadeira a ela, o ideal é que a mamadeira seja retirada até no máximo 12 meses, período este em que irrompem os primeiros molares decíduos. Esses dentes apresentam uma superfície com grande capacidade de reter bactérias. O desmame tardio da mamadeira pode levar ao aparecimento de cárie precoce já que na maioria dos casos é adicionado sacarose ao leite. (Corrêa apud Faria in Britto 2005). Além disso, o desmame tardio da mamadeira poderá provocar sérias alterações na deglutição, na postura da língua para articulação dos fonemas, mordidas abertas, ausência de selamento labial, respiração oral dentre outros distúrbios.
5) Caso seja oferecido mamadeira, o bico de látex é o melhor? MITO
O silicone parece ser o material mais recomendável por ser menos poroso, acumular menos sujeira e não se deformar com as esterilizações. “Por ser mais resistente, o silicone faz a criança se esforçar mais para sugar”. Especialistas alertam que existem no mercado chupetas piratas, cópias dos modelos originais, mas de matéria-prima de baixa qualidade.
6) A oferta da mamadeira pode causar desmame precoce? VERDADE
Na maioria das vezes, quando os bebês utilizam bicos e mamadeiras paralelamente à amamentação, passam a não querer mais sugar o leite do peito ou sugam com menor intensidade. Assim, eles não conseguem retirar a quantidade de alimento necessária para sanar a fome e desenvolver-se adequadamente. Esse é um dos fatores responsáveis pelo desmame precoce. Como os bebês não se sentem satisfeitos, choram de fome minutos após a mamada. Tal situação leva as mães a acharem que seu leite é fraco ou pouco, e a substituírem a amamentação pelo uso de leites industrializados ofertados em mamadeiras. “A adoção de bicos e mamadeira é considerada a principal causa do desmame precoce, que leva à perda da oportunidade de fortalecimento do sistema imunológico da criança”.
A conduta psicológica foi feita através de acompanhamento especializado por equipe multiprofissional na forma de programas estruturados para crianças com necessidades especiais como aqueles oferecidos pelas instituições especializadas em autismo. A mamadeira não satisfaz o bebê quanto a suas necessidades psico-emocionais, pois ocorre rapidamente a repleção gástrica e alêm disso pode ocorrer algum distúrbio psíquico relacionado à fase oral. A criança poderá apresentar uma necessidade de complementar à sucção, o que geralmente é sanado com o uso da chupeta. (Valdés apud Faria in Britto 2005)
O bebê que recebe aleitamento materno apresenta maior estabilidade emocional e menores chances de desenvolver hábitos orais deletérios. A ordenha exige participação ativa do bebê, promove satisfação psico-emocional além da repleção gástrica. (Corrêa apud Faria in Britto 2005)
9) Caso seja necessário usar a mamadeira, os bicos ortodônticos causam prejuízo menores? VERDADE
Apesar de também causar alterações quando utilizada em excesso, os prejuízos são menores uma vez que o formato anatômico se adapta a boca da criança. “O bico ortodôntico permite o estimulo da ponta da língua, empurra os dentes com menos intensidade, favorece o fechamento normal dos lábios, levando a mandíbula para frente e propiciando o crescimento normal, alem de possuir um orifício para evitar o acumulo de saliva”. (Nacente, Murakami e França 2008)
10) Quando é oferecida a mamadeira nos primeiros anos de vida, os danos não podem ser corrigidos naturalmente? MITO
Em geral, os efeitos prejudiciais dependem da duração, freqüência e intensidade do hábito. O segundo ano é o momento limite para retirar o hábito da chupeta sem que haja comprometimentos. Até esta idade não são observadas grandes deformidades e, mesmo quando elas acontecem, na maioria das vezes o crescimento ósseo ocorre de maneira normal e o defeito de oclusão
Referencias Bibliograficas
Faria MMG. Odontologia aplicada a Fonoaudiologia. In: Britto, ATBO. Livro de Fonoaudiologia. São José dos Campos: Pulso, 2005. p. 63-92
Nacente V, Murakami C, França PB. Chupeta é do bem ou do mal? Mitos e verdades sobre o assunto. Grande Portal do Piauí;2008. Disponível em: http://www.gp1.com.br/noticias/chupeta-e-do-bem-ou-do-mal-mitos-e-verdades-sobre-o-assunto-46503.asp. Acesso em: 18 maio 2009.

2 comentários:

  1. Consegui tirar a mamadeira da Maria com 2 anos. Disse que ela estava uma mocinha e podiamos trocar a mamadeira por um copinho das Princesas (que ela adora), ela aceitou na hora, mas dias depois sentiu falta da mamadeira. Como tínhamos jogado a mamadeira juntas no lixo ela se lembrou que não tinha mais então acabou aceitando o copinho não foi tão difícil, mas agora o grande problema é a chupeta. Essa está complicado de tirar. Beijos

    ResponderExcluir
  2. É Alê, ninguém falou que seria fácil... Mas é necessário. Tirar a mamadeira já foi uma vitória. Parabéns! Principalmente por não ter cedido ao apelo da saudade... Agora a luta continua. Não existe uma receita, é só com muito amor e jeitinho que aos poucos vamos conseguindo. Beijos, Simone

    ResponderExcluir